Com o cenário de vendas atual mudando simplesmente é impossível ignorar a internet e não usá-la como potencial aliada para atrair seus clientes, afinal é lá onde a maioria deles se encontra seja dando uma olhada rápida durante um engarrafamento ou na pausa de trabalho. Por isso, hoje nós separamos 10 dicas para você conseguir alcançar mais clientes contando com a ajuda da internet.
1. Entenda onde está o seu público
Entender onde se encontra seu público é a parte mais importante da sua estratégia, nesse momento você deve se voltar ao seu produto/serviço e entender que produtos diferentes têm públicos diferentes que estão segmentados e podem ser encontrados em plataformas diferentes. É preciso que você entenda as “dores” desse potencial público alvo seus hábitos de consumo e etc assim suas campanhas e direcionamentos ficarão mais centrados.
Tudo que se entende por necessidade será buscado por esses clientes inicialmente no google ao se deparar com anúncios no google a chance potencial desse cliente contratar o seu serviço é grande. Alguns fatores importantes de construção de público alvo são; área de atuação, idade, sonhos etc.
2. Tenha um site bem feito e preparado para receber clientes
Ter um site bem segmentado e bem apresentado faz toda a diferença na hora de atrair potenciais clientes para o seu negócio, se o lead vier pela internet e se deparar com um site lento, não otimizado e ultrapassado a probabilidade de que ele continue interessado diminui e acaba prejudicando o seu negócio. Por isso o que indicamos é que ao investir no mundo digital você contrate uma empresa especialista na criação de sites para não correr o risco de perder potenciais clientes.
Com um site profissional bem feito em mãos seu negócio transmite credibilidade e confiança para seus futuros potenciais clientes e aumenta suas chances de realizar uma venda, já que com um site bem feito e um bom uso do mesmo aumenta suas chances de adquirir um bom posicionamento orgânico no buscador do Google.
3. Invista em marketing digital
O investimento em anúncios tanto nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) quanto no Google Ads podem gerar resultados mais rápidos e expressivos para seu negócio, o investimento em marketing digital torna possível segmentar anúncios a públicos muito específicos
que podem ser divididos da maneira que você decidir, seja por; gênero, interesses, idades… também te permite fazer a mensuração dos seus resultados, o que te ajuda a se guiar caso os seus objetivos não estejam sendo alcançados. O diferencial desse tipo de marketing é a liberdade de escolher quem vai visualizar suas campanhas, saber quantas pessoas clicaram e quantas efetuaram a compra.
Seguir as novas tendências do mercado digital pode ser o diferencial para seu negócio alcançar mais pessoas e potencialmente novos clientes já que este te ajuda a entrar em contato com seu público e conhecê-lo melhor facilitando a comunicação empresa cliente.
4. Teste outras plataformas
Usar a mesma estratégia em uma mesma plataforma e com o mesmo formato de anúncio pode gerar resultados durante um certo período de tempo, contudo pode ocorrer de deixar de funcionar futuramente. O que pode gerar para o seu negócio a perda de contatos, vendas e a depender da situação em que seu negócio se encontra pode levar ao encerramento das suas atividades. Por isso sugerimos a presença em mais de uma plataforma digital, sendo as principais e mais interessantes de se manter presente digitalmente; Instagram, Facebook e Google.
Essas principais plataformas são atualmente as melhores plataformas para se fazer marketing digital e captação de clientes; O Facebook lidera com quase 127 milhões de usuários o que significa que seus clientes provavelmente vão estar lá, o Google por outro lado é o buscador mais usado quando o assunto é procurar por algum serviço ou produto que resolva o problema do usuário, já a plataforma do instagram acabou ascendendo no que diz respeito a número de usuários e a vendas por essa plataforma.
5. Tenha um bom atendimento
Oferecer um bom atendimento é um dos pilares mais importantes na busca por potenciais novos clientes já que o atendimento é o diferencial na hora da escolha entre uma marca ou outra, logo possuir um atendimento de excelência tende a deixar seu negócio com maior credibilidade. Você também passa a ser indicado pelos seus próprios clientes a outros potenciais quando mostra excelência no seu serviço e essa indicação é excelente para seu negócio.
6. Ofereça um bom conteúdo
Oferecer um bom conteúdo para seus clientes é muito importante, de nada adianta ter um bom site, bem feito, otimizado e etc se você não entregar um conteúdo útil e de valor para eles. Podemos considerar como conteúdo rico materiais que por exemplo, ajudarão seus clientes a resolver problemas do dia-a-dia do seus respectivos negócios, conteúdos de fácil entendimento porém precisam ser consistentes informativos e relevantes para o seu nicho.
O que sugerimos é que há várias formas de entregar esse conteúdo para seus clientes e potenciais clientes tais como; ebooks, blogs, vídeos, webinários, podcasts, infográficos e tudo que possa aumentar sua conexão com esse público. Quanto mais conteúdo bom você entregar maior fica sua credibilidade para o seu meio, seus clientes passam a ver seu negócio como uma referência.
Outra dica muito boa é aliar essa produção de conteúdo com a criação de uma landing page para o seu negócio, para que você possa recolher as informações de quem fizer esses downloads.
7. Tenha uma solução de pagamento eficiente
A verdade é que, de nada adianta seguir todas essas dicas se na hora de efetuar e pagar a compra seu cliente tiver problemas ou não tiver várias opções de pagamento. Várias oportunidades de vendas são perdidas diariamente por páginas de pagamentos que não funcionam ou não são eficientes. Problemas na hora do pagamento são comuns, mas isso não quer dizer que eles não possam ser resolvidos.
Para que você evite passar por esses problemas nossa sugestão é que aposte em funcionalidades e ferramentas que te ajudem a automatizar esse processo. Caso não seja possível para você e seu negócio nesse primeiro momento, nossa sugestão é que você expanda as formas de recebimento assim com um leque de possibilidades de pagamento você aumenta as chances do cliente finalizar sua compra com seu negócio.
8. Planeje ações em datas comemorativas
As datas comemorativas são excelentes momentos para criar conexões efetivas e rápidas com seus clientes e potenciais clientes. Ignorar datas comemorativas importantes tais quais; Dia das mães, dia dos pais, dia da mulher e assim por diante pode te prejudicar no que se refere à captação de clientes pela internet. Foque no planejamento de campanhas que agreguem valor ao seu produto ou serviço e agrade ao seu público.
Você pode pensar na produção de vídeos interativos, conteúdos, até descontos especiais para determinadas ocasiões .Descontos e promoções aleatórias podem até ser uma forma de como captar clientes pela internet, mas fazer isso com planejamento é muito mais efetivo. Estudar os períodos em que seu negócio passa por uma baixa de vendas e intercalar com esse planejamento pode ser proveitoso.
9. Escolha corretamente suas palavras chaves
Conseguir mais clientes pela internet também envolve seguir as regras de SEO para conseguir um bom posicionamento orgânico no google e consequentemente aparecer nas primeiras posições quando algum cliente procurar pelo seus serviços ou produtos. Por isso escolher cuidadosamente as palavras chaves que podem de maneira geral significar com o que você trabalha ou o que você faz, vende etc.
Escolher as palavras chaves de maneira correta vão te trazer bons resultados e uma boa performance, mas às vezes a escolha destas pode ser um pouco complicada, por isso existem algumas ferramentas que te ajudam nessa escolha, por exemplo; ubersuggest e semrush.
10. Use depoimentos e avaliações de clientes a seu favor
A avaliação e feedback dos clientes é um ponto essencial para o seu negócio, por isso é muito importante que você colete essas informações e se possível reserve um lugar para que outros clientes consigam encontrá-las dentro do seu site. As avaliações positivas são excelentes para gerar credibilidade para seu negócio e colocar você como referência na venda ou prestação de determinado serviço ou produto, contudo esquecer as outras avaliações ou depoimentos que não sejam tão favoráveis assim não é uma boa ideia. Trate as críticas e comentários construtivos com o mesmo grau de importância que uma avaliação positiva, assim o seu potencial cliente entrando em contato se certifica de que qualquer eventual problema que possa acontecer, ele será devidamente assistido para resolver qualquer imprevisto que tiver.